“Torne a diferença uma mais-valia da sua empresa.”

Contratar pessoas com deficiência? Sim!

A contratação de pessoas com deficiência tem um impacto muito positivo no trabalho diário de uma empresa.

Entre melhorar a imagem social e promover a igualdade, é também criar um ambiente de inclusão.

Assim, dar o passo para contratar pessoas com deficiência é uma excelente decisão. E acredite, é muito mais simples do que parece à primeira vista.

Vantagens de contratar pessoas com deficiência

Política de recursos humanos mais aberta à inclusão.

É um erro limitar o talento a um perfil específico. A estratégia de recrutamento deve centrar-se nas competências, aptidões, atitudes e valores profissionais. Em suma, no talento e não nos rótulos.

Assim, e naturalmente, a contratação de pessoas com deficiência reforça a política de inclusão, resultando numa cultura empresarial aberta, sem preconceitos, em sintonia com a sociedade.

Melhoria do ambiente de trabalho.

A inclusão melhora o ambiente de trabalho das organizações, enriquecendo o capital humano, despertando o orgulho de pertença. Isto porque demonstra que a empresa se preocupa e os colaboradores sentem-se gratos por trabalhar numa empresa que se concentra no talento das pessoas e não em aspetos externos e/ou superficiais.

Reforço da Responsabilidade Social das Empresas.

A contratação de pessoas com deficiência é um elemento a ser valorizado nas políticas de RSE da empresa. Não só devido aos atributos da sua cultura empresarial, mencionados no primeiro ponto, mas também porque reflete a sua contribuição para uma sociedade mais equitativa, inclusiva e igualitária. Desta forma, a empresa reforça a sua imagem e reconhecimento social, tornando-se um modelo para outras empresas.

Apoios Económicos.

Por outro lado, a legislação favorece cada vez mais a contratação de pessoas com deficiência nas empresas através da concessão de benefícios económicos significativos (reduções nas contribuições para a segurança social, deduções fiscais ou subsídios).

Decidiu contratar uma pessoa com deficiência em Coimbra.

E agora? O que diz a lei em Portugal?

Sabia que a lei impõe que as empresas implementem quotas para integrarem um número mínimo de pessoas com deficiência nos seus quadros? A Lei n.º4/2019 (de 10 de janeiro) estabelece quotas de emprego no setor privado para pessoas com deficiência, com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, visando a sua contratação por médias e grandes empresas.

A proporção de pessoas com deficiência contratadas deve ser de entre 1% a 2% mediante o número total de funcionários da empresa.

Em que regime de trabalho?

  • Contrato de Trabalho (termo ou sem termo)
  • Estágio (c/posterior integração)

Para o cumprimento do disposto na lei, às entidades empregadoras é ainda concedido um período de transição de 4 a 5 anos, também em função da dimensão da empresa. Em caso de incumprimento estão previstas sanções.

A legislação atribui às empresas a responsabilidade de adequar e adaptar os postos de trabalho, em caso de contratação de trabalhadores com limitações funcionais. Para o feito, a entidade empregadora deve recorrer ao Instituto Nacional para a Reabilitação e ao Instituto de Emprego e Formação Profissional, que vão indicar e prestar o apoio técnico necessário.

Por outro lado, pode também entrar em contacto connosco, para ajudar neste processo. Sendo da região de Coimbra, agilizamos a contratação e prestamos o apoio burocrático necessário.

Ao contratar, está a ajudar!

Como referido, se desejar contratar uma pessoa com deficiência na região de Coimbra, tudo o que tem de fazer é contactar-nos e teremos todo o prazer em o fazer. O nosso trabalho é informá-lo sobre as suas experiências e facilitar-lhe a sua contratação.

Contactos

Direção APPACDM de Coimbra

Rua de Macau nº70, r/c
3030-059
Telf: 239 722 623
Email: geral_secretariado@appacdmcoimbra.pt