Centro de Recursos para a Inclusão
O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) é uma das respostas da APPACDM de Coimbra que apoia alunos em idade escolar e que desenvolve a sua atividade em parceria com agrupamentos de escolas. Para percebermos melhor qual o trabalho do CRI, a quem se destina e qual o seu propósito, precisamos de conhecer melhor a escola e de compreender quais os seus objetivos e pressupostos.

OBJETIVOS
O Centro de Recursos para a Inclusão da APPACDM de Coimbra intervém no sentido de:
- Promover a efetiva da participação dos alunos com NEE nos seus diferentes contextos de vida, desenvolvendo neles competências que facilitem o acesso à aprendizagem, à participação social e a uma vida o mais autónoma possível;
- Apoiar a inclusão de alunos com NEE nos seus agrupamentos parceiros fomentando processos de inovação e mudança que promovam o envolvimento da comunidade (em particular a escolar) na promoção de estratégias de inclusão
“Todos os alunos da escola são iguais na forma como aprendem”
“Existem metas e programas que são iguais para todos os alunos de todas as escolas e o grande trabalho dos professores e conseguir que todos os alunos aprendam as mesmas coisas.”
Falso!
A escola é um lugar onde se aprende, mas cada aluno é especial na forma como aprende e por isso a escola quer ser um espaço de todos e para todos, onde os alunos se sentem bem, têm as mesmas oportunidades e são respeitados nas suas diferenças e na sua individualidade!
“Ao longo da escolaridade obrigatória, o objetivo da escola é a aprendizagem académica, preparando os alunos o melhor possível para os testes e para os exames.”
Falso!
A escola quer que todos os seus alunos cheguem o mais longe possível em termos de aprendizagem, mas ao conhecimento transmitido através das diferentes disciplinadas junta-se a preocupação em promover nos alunos outras competências transversais, tais como a capacidade de pensar, a resolução de problemas, o espírito crítico, a sensibilidade para a arte, o bem-estar físico, entre outras. Desta forma, a escola pretende que, no final da escolaridade obrigatória, cada aluno esteja o melhor preparado possível para enfrentar os desafios da vida.
“Só a escola e os professores é que conseguem ajudar os alunos a desenvolver o seu máximo potencial na escola.”
Falso!
A escola necessita de toda a comunidade para fazer esse trabalho. Para além dos professores e auxiliares, as escolas precisam de outras estruturas da comunidade, como p.ex. os CRI, que disponibilizam diversos profissionais, tais como terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicólogos para apoiar os alunos quer no seu processo de aprendizagem, como no seu processo de inclusão.
“O CRI da APPACDM de Coimbra apoia todas as crianças de todas as escolas.”
Falso!
O CRI da APPACDM desloca-se a 11 agrupamentos onde apoia prioritariamente alunos que tenham mais dificuldade em participar, aprender ou em se sentir bem na escola.
“O CRI só trabalha com os alunos.”
Falso!
Para ajudar as escolas a tornarem-se espaços acolhedores, onde todas crianças se possam sentir felizes, incluídas e aprender de acordo com as características individuais, para além de trabalhar com os alunos, o CRI também apoia, por vezes, os professores, os auxiliares, as turmas e/ou os pais para que todos contribuam para uma escola que respeita e apoia cada um dos seus alunos.
O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da APPACDM de Coimbra integra a rede nacional de Centros de Recursos para a Inclusão, acreditados nos termos constantes do Aviso nº 22914/2008, publicado no D.R., 2ª série, nº 170, de 3 de setembro, em conformidade com os princípios de inclusão educativa e social e a promoção da igualdade de oportunidades, expressos na Declaração da Salamanca e no D.L. nº 3/2008. Através do estabelecimento de parcerias com Agrupamentos de Escolas, o CRI disponibiliza uma equipa de técnicos especializados para intervir em contexto com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente que frequentam o ensino regular, abrangendo todos os níveis de ensino, desde o 1º ano até ao fim da escolaridade obrigatória.